Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Infografias

por M, em 04.08.13

O outro dia estava a navegar na internet e fui dar com um site que publicava informação sob uma forma que se assemelhava a  "posters digitais". Achei engraçado por serem bastante sintéticos e até divertidos de ler (até porque alguns temas são mais ideias incomuns e divertidas do que informativas e formais). Descobri que se tratavam de infografias e que até era comum serem utilizadas no mundo dos media, nomeadamente em revistas e jornais.

 

O site é o visual.ly.

Tem inúmeras infografias e até nos permite criar as nossas, embora de forma muito limitada. Podem ficar aqui com algumas que gostei:

 

How To Wear Your Backpack With Style

 

10 Tips for Better Sleep

 

What Your Coffe Says About You

 

Aprofundei um pouco mais e descobri que há outros sites que permitem criar infografias. Experimentei o easel.ly, que tem vários recursos e cria infografias divertidas, o infogr.am/, que tem opções mais restritas e serve, principalmente, para criar infografias que envolvam gráficos (tendo até uma folha de cálculo para inserir dados) e o piktochart.com, muito completo, com vários templates, imagens, ícones e uma opção para fazer upload de folha de cálculo. Acho que este é o mais completo dos três.

 

No entanto, eu precisava de mais ícones e um template um pouco diferente. Assim, decidi aventurar-me sem a ajuda destes sites (pelo menos, por enquanto). Usei apenas o Pain.net, algumas fotografias minhas e imagens tiradas do google e fiz uma infografia mais ou menos simples sobre as vantagens dos e-readers que podem ver aqui.

 

No geral, acho que as infografias podem ser uma boa hipótese não só para os blogs, mas também para os estudantes. As vantagens começam pela forma como a informação é apresentada (esteticamente agradável, sintética e clara), passam pela grande variedade de maneiras de personalizar a infografia e terminam no facto de ser novidade no reino da vida académica (pelo menos por enquanto). Podem vir a substituir as apresentações em powerpoint, que muitas vezes não são assim tão sintéticas e claras, e até os posters, quando o mundo virar ainda mais digital.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:15



Mais sobre mim

foto do autor





Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D