Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Já vamos com um mês de ano lectivo. Aposto que muitos ainda andam perdidos entre sebentas e mais sebentas, livros e mais livros, mas pouco tempo para tudo. É o mal de todos os estudantes. Depois perdemos tempo a organizar o estudo e quando vamos estudar ainda menos tempo temos. É essa a razão deste post.

 

Venho apresentar-vos uma maneira de organizar o tempo de estudo. É uma técnica nova para mim, mas que foi criada nos anos 80, por Francesco Cirillo. Chama-se The Pomodoro Technique® e não se aplica apenas a nós, estudantes. É uma ferramenta que pode ser utilizada na realização de qualquer tarefa.

 

Tudo começa com um temporizador, aqueles de cozinha, em forma de tomate. O seu limite máximo é 25 minutos.

Por isso, o tempo de estudo é organizado em ciclos de 25 minutos.

Durante esse tempo devemos focar-nos apenas na tarefa que decidimos executar, seja ler a sebenta, escrever o trabalho ou estudar a apresentação. Afinal, são só 25 minutos. Qualquer preocupação que nos ocorra, anotamos num papel.

Depois do temporizador terminar, fazemos uma pausa de 5 minutos. Utilizamos como quisermos: espreguiçar, beber um café, relaxar, etc. São 5 minutos para o cérebro se distrair.

Logo a seguir, voltamos à carga! E o ciclo repete-se.

Ao fim de quatro ciclos de 25 minutos, em vez de 5 minutos, faz-se uma pausa de 20 a 30 minutos.

Ao longo do tempo devemos ir anotando o número de ciclos que demorámos a executar a tarefa. Assim, vamos ganhando uma noção do tempo que demoramos a ler determinado número de páginas, por exemplo, e depois podemos estimar o quanto tempo levamos para executar uma futura tarefa.

 

Principais benefícios deste método:

1) Muito bom para quem é social (praticamente todos nós). Quando recebemos uma mensagem, um email ou um telefonema, geralmente, a pessoa pode esperar 25 minutos pela resposta. Podemos, então, completar os 25 minutos e depois virar a nossa atenção para os amigos.

 

2) Ajuda-nos a afastar distracções e, por isso, a ser mais eficientes no nosso estudo e a gastar menos tempo a fazê-lo.

 

3) Ganhamos uma noção rigorosa do tempo que demoramos a ler ou a escrever um certo número de páginas.

 

4) Podemos fazer um horário muito preciso do nosso dia-a-dia, definindo horas de estudo e planeando o tempo gasto em cada disciplina.

 

5) Acabamos por ter mais tempo para outras coisas de que gostamos: estar com amigos e família, fazer desporto, dormir (!).

 

Tudo isto nos ajuda a reduzir o stress da nossa vida académica, porque, no fundo, o estudo torna-se mais eficiente e o nosso tempo fica mais organizado.

 

Aqui fica o site oficial, que tem um vídeo explicativo e ainda um livro (para quem queira aprofundar mais):

pomodorotechnique.com

 

Fiquem também com um temporizador pomodoro online para cronometrarem o vosso tempo:

http://www.online-stopwatch.com/pomodoro-timer/

publicado às 02:36


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.10.2013 às 17:28

Tenho de ver se esta técnica resulta comigo!
Continue a publicar sobre este tema, ajudaria muitos estudantes!
Imagem de perfil

De M a 20.10.2013 às 17:55

Eu como estudante universitário tenho alguns problemas em organizar o meu tempo e nem sempre é fácil encontrar um método que se adeque ao nosso dia-a-dia. Este parece-me bastante interessante e também é novo para mim. Vou experimentá-lo e hei-de fazer um post depois de algum tempo a usá-lo. Qualquer um que já o conheça e tenha posto em prática pode comentar a dizer a sua experiência :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor





Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D